sábado, 10 de fevereiro de 2018

Cartonéo escolhe as soluções da Esko para ampliar seu mercado de materiais de PDV

Ao investir na mesa de corte automática da Esko, a empresa confirma sua ambição de ser o maior player em material de PDV
 A francesa Cartonéo, especializada na produção de materiais de ponto de venda (PDV) e pontos de informação (PDI), a partir de cartão e papelão, liso e corrugado, possui clientes em diferentes indústrias: alimentos, automotivo, cosméticos, vinhos e destilados, e produtos farmacêuticos.
O plano do Grupo é justamente desenvolver o negócio de PDV e, para tal, a empresa investiu no sistema de automação de fluxo de trabalho da Esko e na Kongsberg C66, sua maior mesa de corte automática (www.esko.com). O invesitmento permitiu ao grupo Cartonéo estabelecer-se como a primeira empresa do mundo a ter um portfolio de soluções e equipamentos tão abrangente.
Prospectando novos mercados
A razão para o investimento é simples: a tendência do mercado é de que as marcas se diferenciem a partir da customização, produzindo pequenas quantidades de materiais de PDV exclusivos para eventos especiais e lugares únicos. Os clientes da Cartonéo também demandavam materiais de PDV feitos com chapas de papelão mais grossas e plástico, e a empresa não conseguia atender a esta oportunidade de mercado. Para atender a esta nova demanda, a Cartonéo investiu em uma impressora para grandes formatos HP Scitex 11000. Para aumentar a fidelização dos clientes e atrair novos, a empresa tinha que garantir que os novos produtos para PDV pudessem ser produzidos em prazos bem apertados e em pequenas quantidades. A única mesa de corte que poderia atender a estes desafios era a Kongsberg C66 da Esko. Como resultado dessas decisões, agora a empresa dispõe de uma cadeia de produção totalmente automatizada para impressão digital e corte de pequenas tiragens de materiais de PDV. Embora a Cartonéo tenha 100 anos e esteja localizada em uma área rural, ela é hoje líder em tecnologia para PDV e única no mundo.
A solução certa para a automatização do trabalho
“Para aumentar nosso market share em materiais de PDV, precisávamos aumentar a velocidade e a flexibilidade da produção de pequenas tiragens,” explica Edmond Perrier. “Com a Kongsberg C66, podemos agora fazer um novo produto, em um tempo curto, e atender rapidamente aos clientes. Além disso, pelo fato da C66 ser totalmente programável podemos trabalhar continuamente. Um benefício adicional para nossos cllientes é evitar os custos com ferramental associados às tecnicas convencionais de produção.”
E para otimizar ainda mais a produção, a mesa de corte é configurada para produzir em diversas áreas. Com uma área da mesa em ação, o robô está gerenciando a outra área, retirando a peça acabada e carregando a nova chapa. A mudança de trabalho entre as áreas é automática.
Outro benefício é o console de produção i-cut (iPC), conectado ao gerenciador do dispositivo para um monitoramento remoto da produção. Os operadores podem preparar um trabalho enquanto o outro é feito, aumentando ainda mais a eficiência. O console de produção i-cut também pode ser usado para estimar o tempo de corte de acordo com as características do trabalho; isto possibilita um planejamento mais eficiente.
“A automação do fluxo de produção, juntamente com a Kongsberg C66, aumentou consideravelmente a produtividade porque podemos produzir continuamente e podemos criar um fluxo de trabalho que é industrial. O tempo gasto antes em diversas operações manuais foi transferido para tarefas com alto valor agregado,” completa Laurent Gangloff, gerente Industrial da Cartonéo.
Novas oportunidades no mercado de PDV
“Graças ao tamanho excepcional, à velocidade e à precisão da mesa de corte operando com materiais rígidos robustos, a Cartonéo agora pode aproveitar as numerosas oportunidades oferecidas pelo crescimento do mercado de PDV. A produção digital é algo novo para nós; é por isso que estamos levando um tempo para aprender todos os truques a partir de uma estreita parceria com a Esko,” explica Perrier.
Frank Adegeest, director de P & D da Esko, lembra, “As primeiras conversas começaram em 2015, quando a Cartonéo queria adquirir uma máquina de corte para grandes formatos para trabalhar com a HP Scitex 11000. As necessidades incluiam máxima automação e produção contínua. Tínhamos um plano em mente, mas o produto necessário ainda não estava no mercado e não estaria disponível nos próximos seis meses. Após várias conversas e com a assinatura de um contrato de confidencialidade, a Cartonéo comprometeu-se a comprar a solução que ainda estava apenas em fase de projeto. A Clinchtech, empresa de desenvolvimento de software especializada em automação e o time que instalou a impressora HP Scitex 11000, também estavam envolvidos.” Doze meses depois, em março de 2017, a versão final da mesa Esko Kongsberg C66 foi instalada na Cartonéo.
“Agora podemos cortar uma grande gama de novos materiais, como plástico e papelão grosso, o que significa que podemos produzir com papelão de diversas ondas e parede tripla, e até fazer móveis. Estamos crescendo nestes mercados que também são novos para nós; e já assinamos diversos contratos como resultado destas novas capacidades,” conclui Perrier. O investimento já está sendo pago e a Cartonéo está escrevendo um novo capítulo em sua história.
Click here para assistir ao video da Cartonéo que detalha a colaboração com a Esko.
Sobre a Cartonéo (www.cartoneo.com)
Cartonéo é um grupo francês especializado em design, impressão e produção de materiais de PDV. A empresa familiar foi fundada em 1897 e possui três plantas que empregam 140 pessoas; sua sede é em Vaux-lès-Saint-Claude. Os mercados alvo da Cartonéo são: alimentos processados, automotivo, saúde e bem-estar, jardinagem, cosméticos, champagne e destilados, impressão, erquipamentos domésticos, bens de consumo em geral, vestuário, produtos industriais, jogos e multimídia, moda, higiene pessoal, produtos farmacêuticos, vinhos, etc.
Sobre a Esko (www.esko.com)
O conceito Packaging Simplified (Embalagem Simplificada), da Esko, ajuda os clientes a produzirem a melhor embalagem para bilhões de consumidores. O portfólio de produtos da Esko suporta a gestão dos processos de embalagem e impressão para brand owners, varejo, designers, agências, fabricantes de embalagem e convertedores. Nove em cada 10 embalagens presentes no varejo usam soluções Esko, seja de gerenciamento de embalagem, asset management, criação de arte, design estrutural, pré-impressão, visualização 3D, produção de chapas flexográficas, automação de fluxo de trabalho, controle de qualidade, produção de amostras, paletização, colaboração na cadeia de suprimento e/ou produção de materiais de sinalização e displays de PDV.
As soluções da Esko incluem diversos softwares e duas linhas de hardware: gravadora de chapas flexográficas computer-to-plate CDI e os sistemas de acabamento e corte digital Kongsberg, são complementados com serviços altamente especializados, treinamento e consultoria.
Fazem parte ainda da família Esko, a Enfocus que oferece soluções em automação e ferramentas PDF de controle de qualidade para gráficas, editoras e designers gráficos, e a MediaBeacon, com soluções de digital asset management (DAM). Ao todo são 1.500 colaboradores em todo o mundo e sua sede está localizada em Gent, Bégica.
A Esko é uma empresa Danaher (www.danaher.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ou sugestão.Obrigado. Carlos Eduardo F. Ramos -Editor