quinta-feira, 15 de junho de 2023

Klabin começa a operar máquina de papel-cartão mais moderna das Américas

 MP 28 fornecida pela Valmet integra fase 2 do Projeto Puma II em Ortigueira (PR)

A nova linha de produção de papel-cartão revestido, a MP 28, fornecida pela Valmet para a Klabin, entrou em operação no dia 9 de junho, na fase 2 do Projeto Puma II, em Ortigueira (PR). O acordo entre as duas companhias foi assinado em junho de 2021. Além da máquina, a Valmet também forneceu para este projeto uma nova linha de fibras (polpa marrom) completa, que inclui o novo sistema de Cozimento Contínuo G3, e uma moderna linha de polpa químiotermomecânica branqueada (BCTMP). O escopo de entregas contém as principais soluções de automação e de Internet Industrial da Valmet.

A MP 28 é parte fundamental da segunda fase do projeto de investimentos da Klabin, conhecido como Puma II, com o objetivo de produzir anualmente 460 mil toneladas de cartão de alta qualidade. Vale destacar que, na primeira fase desse projeto, a Valmet forneceu a máquina de kraftliner MP 27, responsável pela produção de papel Eukaliner®, feito com 100% de celulose de fibra curta, juntamente com a linha de fibras marrom, equipada com o sistema de Cozimento Contínuo G3, o primeiro fornecido pela Valmet, no mundo.

A moderna planta de BCTMP e a nova linha de fibras estão integradas a máquina de papel-cartão MP 28. Essa máquina será capaz de produzir uma ampla variedade de papéis de alta qualidade, desde kraftliner até cartões revestidos, utilizando polpas: de celulose marrom de Eucalipto e Pinus, celulose branqueada de Eucalipto e Pinus e BCTMP. Entre os produtos fabricados, estão o "Folding Box Board” (FBB) e o “Liquid Packaging Board” (LPB), e está previsto um espaço reservado para futuramente adicionar cartões biorrevestidos ao portfólio.

“O segmento de papel para embalagens apresenta um enorme potencial de crescimento, impulsionado principalmente pela crescente demanda por opções mais sustentáveis. Essa nova linha de produção traz ainda mais valor para a Klabin, fortalecendo nosso modelo de negócios, que é integrado, diversificado e flexível. Com a operação da MP 28, a Klabin se posicionará como uma das principais produtoras mundiais de cartões revestidos de fibras virgens e kraftliner”, afirma o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini.

“A Valmet foi escolhida como parceira estratégica para a MP 28 da Klabin, que produzirá papéis revestidos com altíssima qualidade. Com nossa vasta experiência, desenvolvemos soluções altamente eficientes e integradas, abrangendo desde a produção de celulose até o produto final, o papel. As soluções de internet industrial incorporadas neste projeto permitirão que a Klabin avance mais rapidamente em direção às suas metas de sustentabilidade e produtividade. Estamos fornecendo tecnologias de ponta que apoiam os objetivos estratégicos da Klabin nesse mercado”, acrescenta Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ou sugestão.Obrigado. Carlos Eduardo F. Ramos -Editor