quinta-feira, 5 de maio de 2016

O papel dos cosméticos na sociedade contemporânea

No 29º Congresso Brasileiro de Cosmetologia será debatido o consumo como um fenômeno social e sua importância para entender a sociedade contemporânea
 
A juventude eterna tão sonhada e incutida no subconsciente humano que já faz parte até das histórias contadas às crianças. Mas o quanto isto interfere no dia a dia da população? Nos dias atuais muitos associam sucesso ao quanto se tem e isto está intrinsicamente ligado à imagem pessoal que é transmitida. Uma pele bonita, um cabelo sedoso, unhas tratadas.... enfim sua a aparência serve como cartão de visita e muitas das vezes abre algumas portas.
 
Talvez por isto, a crise econômica não tenha impactado tão forte neste setor como em outros da economia. Segundo o Euromonitor, o segmento deve registrar um crescimento de 16,6% entre os anos de 2015 a 2020. Um desenvolvimento contido se comparado aos mais de 43% acumulado nos últimos anos.  Mas isto reforça o quanto é importante na sociedade contemporânea brasileira à imagem transmitida, confirmado pelo fato do mercado brasileiro guiar o crescimento da América Latina nos últimos anos. O país teve o melhor desempenho no mundo, respondendo por quase metade das vendas globais de itens para cabelos.
 
Outro dado que reforça essa ideia vem do estudo feito pelo serviço de assinatura Glambox que observa a relação com chamada "cesta básica de beleza", onde 58% das entrevistadas responderam que não deixarão de comprar produtos para cuidados com os cabelos; 57% não devem abrir mão de maquiagem; 56%, de produtos para limpeza facial; e 51%, de perfumes.
 
Interpretando este contexto estará Michel Alcoforado da Consumoteca Brasil, durante sua apresentação no dia 10 de maio no 29º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.  A palestra - Um Novo Olhar sobre o Consumo abordará o fato de que se vive em uma sociedade no qual o consumo assumiu um protagonismo jamais visto antes. Não importa a nacionalidade, a classe social, a geração, a influência cultural ou as referências, é através do que se compra e exibe que é definido quem a pessoa é, marcando suas preferências, criando vínculos e se diferenciando dos demais.  Com um olhar da antropologia do consumo aliado a histórias de campo colecionadas ao longo dos últimos anos, será avaliado como o consumo se afirma como um fenômeno social de suma importância para entender a sociedade contemporânea.
 
O encontro também abordará temas: técnicos como estrutura do cabelo, de mercado como neurociência, até os mais conceituais - “O que é a beleza? A perspectiva de um cientista evolucionista”. Serão três dias de propagação do conhecimento, onde diversas novidades serão apresentadas a um público seleto e engajado na busca de novas técnicas, tecnologias, estudos e pesquisas que contribuirão para o desenvolvimento do setor.
 
O evento terá ainda palestras técnico-cientificas com assuntos relacionados a novos ativos para pele e cabelo, tendências e percepção do consumidor, como também serão lançados novos ativos para as próximas coleções. Além da apresentação de pôsteres de trabalhos acadêmicos como forma de incentivo ao desenvolvimento da cosmetologia nacional, num espaço aonde universidades e empresas apresentam em primeira mão os resultados de suas mais recentes pesquisas sobre ativos cosméticos e seus mecanismos de ação.

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Olá deixe sua opinião ou sugestão.Obrigado. Carlos Eduardo F. Ramos -Editor