quarta-feira, 1 de maio de 2019

Orgânicos em Movimento é o espaço mais saudável da APAS Show 2019

Empresas apresentarão mais de 50 lançamentos de produtos orgânicos

            O maior evento do varejo é uma oportunidade para lançar produtos, fazer negócios e ensinar como proporcionar experiência ao consumidor. E todo varejista sabe que o movimento de bem-estar e saudabilidade é um caminho sem volta. Só o setor de orgânicos movimentou R$ 4 bi em 2018.
Como inserir os ingredientes orgânicos no dia a dia? Como identificar um produto orgânico? Como montar um nicho saudável num supermercado, empório ou restaurante? As respostas estavam no espaço Orgânicos em Movimento, que o Organis promove na Apas Show 2019 com 35 empresas, que apresentam mais de 400 produtos e 50 lançamentos. O layout do estande mostrou um mix completo para proporcionar a melhor experiência ao consumidor; para tirar dúvidas, as certificadoras explicaram tudo sobre rastreamento e a certificação; tem ainda uma chef de cozinha que ensina receitas com ingredientes orgânicos e naturais, promovendo segurança alimentar.

O consumidor consciente hoje assiste com bons olhos à invasão crescente dos orgânicos processados nas gôndolas dos supermercados. Mas ele espera o próximo movimento, que se dará no âmbito do FLV orgânico. Este é o grande desafio. O setor supermercadista terá que cuidar localmente das questões operacionais e logísticas. Mas, principalmente, precisará atuar no desenvolvimento de fornecedores e na consolidação de boas parcerias comerciais e institucionais. Os produtores orgânicos, por sua vez, terão que investir na profissionalização da gestão, para assegurar qualidade, regularidade e volumes compatíveis. Mas, principalmente, terão que assumir uma postura de autênticos parceiros comercias, reconhecendo seu papel e suas responsabilidades dentro da cadeia de fornecimento do varejo”, explica Cobi Cruz, diretor do Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.
Tem muito espaço para crescer no mercado de orgânicos. Segundo pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), de 2017, 84% querem consumir mais produtos orgânicos. Ótima oportunidade para a estrategia dos supermercados, pois 64% dos consumidores compram orgânicos no supermercado.
“O consumidor consciente hoje assiste com bons olhos à invasão crescente dos orgânicos processados nas gôndolas dos supermercados. Mas ele espera o próximo movimento, que se dará no âmbito do FLV orgânico. Este é o grande desafio. O setor supermercadista terá que cuidar localmente das questões operacionais e logísticas. Mas, principalmente, precisará atuar no desenvolvimento de fornecedores e na consolidação de boas parcerias comerciais e institucionais”, provoca o diretor do Organis, Cobi Cruz.

Orgânicos em números
A evolução da performance dos mercados interno e externo de orgâncios mostram que o crescimento se mantém em dois dígitos, inclusive no mercado intermacional, que começou a ser aferido em 2005 com as empresas associadas ao Programa Organics Brasil, que virou referência mundial na representatividade do setor brasileiro de orgânicos.
ANO
FATURAMENTO MERCADO INTERNO
ANO
EXPORTAÇÕES EM MILHÕES DE DÓLARES
2010
R$ 500mi
2005
9,5
2011
R$ 700 mi
2006
15
2012
R$ 1,5 bi
2007
21
2013
R$ 2 bi
2008
58
2014
R$ 2,2 bi
2009
44,3
2015
R$2,5 bilhões
2010
107
2016
R$ 3 bi
2011
82,4
2017
R$ 3,5 bi
2012
129,5
2018
R$ 4 bi
2013
130
2014
136
2015
160
2016
145
2017
150
2018
180

Orgânicos em Movimento
No espaço conceitoa chef Alê Lembo, especializada em gastronomia saudável e radicada em Campinas e formação no curso do Cordon Blue de Paris, adota um cardápio para o día a día com ingredientes orgânicos, naturais ou sustentáveis. Diariamente, ela vai ensinar receitas fáceis e práticas com ingredientes orgânicos. Enquanto isso, as empresas vão fazer degustação permanente de seus productos, um verdadeiro festival sensorial para o visitante da Apas Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe sua opinião ou sugestão.Obrigado. Carlos Eduardo F. Ramos -Editor